Skip to main content

Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul

A IMPORTÂNCIA DE DESAPRENDER

A IMPORTÂNCIA DE DESAPRENDER - O SINDAERGS – Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande Sul, representa os Administradores gaúchos.

Quanto mais rapidamente o mundo se move, mais fundamental se torna nossa capacidade de reaprender. Reaprender ‘verdades’ sobre a vida pessoal e sobre a dinâmica dos mercados. Reaprender a se mover depois que essa dinâmica mudou nossa estrada de lugar.

Os Sindicatos vivem, em nível nacional, uma nova realidade. Com a desobrigação do pagamento da contribuição sindical, apenas poderão continuar relevantes para os associados aqueles que souberem conectar o tema de suas causas com a geração de valor. Para tanto, é fundamental um alinhamento do propósito e uma conexão com as novas necessidades dos seus públicos.

É preciso, portanto, aprender de novo. E para isso precisamos, primeiro, desaprender. Desaprender é desapegar das ortodoxias de nosso cérebro. É esvaziar a caixa, abrir novos espaços e tirar o pó das prateleiras internas. Desaprender é incremental e constante, e deveria ser como cortar as unhas: algo que precisamos fazer frequentemente — principalmente com o passar dos anos, quando a caixa enche até transbordar.

Desaprender é a fundação do propósito. A condição da longevidade. Quanto mais cedo desaprendermos, mais chance teremos de reinventar em vez de sermos reinventados. Desaprender entrega mobilidade, poder “sermos água”, como sugeria Bruce Lee. E desaprender acontece em viagens, no extraordinário, ou mesmo na intuição. Desaprender é desligar o cronômetro do espelho, o indexador das redes, o grupo de whatsapps de padaria.

Pense como um unicórnio: enquanto os táxis se recusaram a desaprender, o Uber criou um modelo barato e rápido. Enquanto os hotéis se recusaram a desaprender, o Airbnb criou um modelo intimista e próximo da “experiência real”. Enquanto os supermercados estão se recusando a desaprender, o Instacart criou um modelo para nos tirar da experiência maçante e demorada de ir às compras. A Lego está disposta a não ter mais peças plásticas até 2030: decidiu desaprender para não desaparecer.

Desaprender é enxergar o problema mais de perto. E com isso poder resolvê-lo antes que alguém resolva por nós. Desaprender é se abrir para o novo. E com isso poder chegar cada vez mais longe.

Cassio Grinberg*
Sócio da Grinberg Consulting e autor do livro “Desaprenda – como se abrir para o novo pode nos levar mais longe”. 
Consultor de estratégia e palestrante. Articulista no Estadão e Zero Hora. Experiência de mais de 15 anos em criação de estratégias de negócios. Formação em ecossistema de inovação de Israel pelo Ministry of Foreign Affairs. Mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS e Especialista em International Business na London City College. Professor de MBA em Marketing Estratégico na PUCRS. Atua em projetos com Marcopolo, Sicredi, Apsen, Hospital Moinhos de Vento, Unimed, Melnick, Icatu Seguros, Grêmio, Grupo Inbetta, HTB, Sindaergs, Grupo RBS, entre outras.