EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR

No momento hodierno, de tecnologia em massa, meios de comunicação dos mais diversos, a carreira do Administrador ganha um cunho ainda mais evidente na necessidade de atualização, de modernização do seu modo de atuar agravado pela crise eminente que já estamos sentindo efeitos na economia do nosso país.
O exercício profissional do Administrador é cada vez mais diversificado e essencial no caos econômico que está se lançando. Saber organizar, planejar, priorizar, aprender a desaprender e reaprender com um modo novo faz-se primordial. Além disso, tomar decisões assertivas é algo esperado não somente do profissional dessa área, mas de quaisquer profissionais que pretendem se estabelecer nesse contexto e permanecer crescendo. Portanto, para exercer nossas profissões, devemos a todo o momento nos reinventar, aprender coisas novas e querer continuar aprendendo mesmo quando já se formou, fez uma, duas pós-graduações, mestrado e doutorado porque a informação é constante e está em movimento. Estudos mostram que a cada 6 meses todo o conhecimento construído pela humanidade se duplica, se isso está se intensificando, já não é possível acompanhar toda evolução do conhecimento. Estar atualizado não é algo desejado, antes sim, uma necessidade implícita na carreira e para o exercício da profissão.
Hoje o profissional deve estar conectado às redes sociais, conectado com as pesquisas e interações do seu mercado e do mercado de outras profissões, conhecendo o cenário e o contexto que está inserido seja ele um consultor interno ou externo ou administrador em uma empresa de qualquer tamanho.
Ser administrador no tempo atual é um desafio a ser vivenciado todos os dias. Muitas empresas ainda não entendem a necessidade de ter um administrador em suas empresas. Afinal, administrar é algo natural, não é?
Pode até parecer natural, pois quem não administra sua casa, sua vida, sua família? Porém, não é bem assim, administrar não é fruto de uma simples ação ou de ações isoladas em um único ambiente. Antes sim, resultado de ações sincronizadas que podem ser ensinadas, coordenadas, planejadas, um método a ser aprendido e reproduzido até se tornar uma habilidade. Na lógica muito conhecida pelo profissional Administrador – o CHA – conhecimento, habilidade e atitude não são somente aspectos vistos como requisitos para ser aceito no mercado, trata-se de características intrínsecas ao Administrador.
Para ser valorizado em um mercado tão concorrente, faz-se imprescindível discorrer sobre o serviço da liderança, e repetir o método da administração de maneira adequada e responsável nos ambientes onde o Administrador é chamado a atuar.
Juliana Soares Borba
Administradora (UERGS, 2013), MBA em Coaching (IERGS, 2015), e pós-graduanda em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 (PUCRS). Coautora em 4 obras na área de Gestão Pessoal pela editora Pragmatha. Atualmente Consultora de Gestão de Pessoas na CORSAN e de forma independe atua com o Coaching Profissional/Carreira.