O bom trabalho de um administrador na Gestão de Embalagens

O desenvolvimento de um projeto gráfico no planejamento e criação da programação visual de uma linha de embalagens envolve vários departamentos de uma empresa. Para que isso ocorra, é necessário que todos foquem no objetivo central, que é a otimização de custos e o melhor resultado na apresentação no ponto de venda.
Mas isso só se concretiza por meio de processos e procedimentos, que, sob coordenação e de forma concatenada, tragam dados da realidade, tanto internos quanto externos, para auxiliar no sucesso do lançamento.
Alguns dados básicos que devemos buscar para ajudar no trabalho multidisciplinar das equipes:
- Internos
* Processos de fabricação
* Processos de envase
* Legislação
* Sustentabilidade
* Design
* Comunicação Social
* Formatação de centro de custos
- Externos
* Análise de mercado – concorrência, preço, ações no ponto de venda, demanda de consumo etc.
* Análise de consumo – pesquisa sobre o consumidor (faixa etária, hábitos de compra, periodicidade etc.)
* Análise de ponto de venda – características do PDV (tipo de exposição, posição na gôndola, espaço entre gôndolas, iluminação etc.)
Além, é claro, de um sistema efetivo de comunicação entre os envolvidos, com troca de vivências, como:
Informações de visitas assíduas aos pontos de venda, sejam eles armazéns, mercadinhos ou lojas de grandes redes. Uma tarefa que tem como finalidade trazer observações, dentro de uma análise técnica, e que resulta em grande aprendizado para todos.
Atuação das marcas concorrentes na busca pela atenção dos consumidores (um universo que pode chegar a 60 a 80 mil itens).
Apoio de comunicação e promoção no PDV.
Tudo isso é fruto da evolução do mercado — seja em metodologias de processos, seja em procedimentos para organizar um projeto gráfico. Já não se trata mais de “Cria aí, se eu gostar, mando produzir tua embalagem”, mas sim de um criterioso planejamento que envolve dados sobre: comportamento do consumidor; pesquisa de estilo gráfico; estudo de cores; apelos visuais e persuasivos; aspectos técnicos (dentro das normativas legais); sustentabilidade; racionalização de custos dentro das tecnologias de materiais de envase; estudo para exposição no PDV; e integração com estratégias digitais.
Ou seja, um novo pensar e agir, com muita responsabilidade. Pois, em toda essa complexa cadeia produtiva, há envolvimento de investimento financeiro, fornecedores, geração de empregos, entre outros fatores. E, em todos, expectativas.
O Design Gráfico é um dos dentes dessa grande engrenagem, que engloba vários setores envolvidos — empresários, diretores, gerentes, produção, logística, vendas e merchandising —, todos comprometidos com a responsabilidade de gerar informações que deem significado e relevância ao objetivo mercadológico.
Fico a disposição para auxiliar sua empresa em nossa área
At.
Antonio Borowsky
B/ Good Design