Skip to main content

Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul

O LINKEDIN COMO FERRAMENTA PARA OS ADMINISTRADORES

O LINKEDIN COMO FERRAMENTA PARA OS ADMINISTRADORES - O SINDAERGS – Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande Sul, representa os Administradores gaúchos.

Queria contar uma pequena história antes de aprofundar mais este artigo.  

Estava visitando uma empresa, a convite de um ex-colaborador que havia sido contratado para trabalhar na nova área digital da empresa. O ano era 2018. Como vendedor, sócio-administrador e um dos criadores de uma ferramenta de comunicação e marketing digital multicanal, chamada iSend, me pareceu fazer bastante sentido poder colaborar nos esforços desta empresa, aliás era uma empresa varejista gaúcha com mais de 100 lojas físicas espalhadas pelo nosso estado e em vias de iniciar expansão para Santa Catarina e Paraná.  

Para minha felicidade o proprietário estava presente na apresentação. Quando eu estava me dirigindo para o final da apresentação ele, educadamente parou e me perguntou:  

– OK Deivis, entendi como funciona seu produto, mas para que eu usaria aqui na minha empresa? 

Foi quando respondi:  

– Ao que havia sido informado, a ideia era o nosso produto poder contribuir com os esforços de comunicação e marketing para o seu ecommerce, para buscarmos novas vendas no digital, comunicar clientes…  

Então ele conclui:  

– Mas eu não tenho e-commerce e honestamente não pretendo ter. Minhas lojas físicas vendem muito bem, vamos iniciar um projeto de expansão e honestamente não vejo muito sentido.  

Obviamente que todas as minhas tentativas de alerta-lo para o quanto era importante, inclusive para a sobrevivência do negócio, que ele abrisse uma “linha” de trabalho focado no DIGITAL.  

Mas não obtive sucesso e o que restou foi um excelente café e uma sensação de algo ruim poderia acontecer no futuro daquela empresa. 

O LINKEDIN COMO FERRAMENTA PARA OS ADMINISTRADORES - O SINDAERGS – Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande Sul, representa os Administradores gaúchos.

Então venho uma tal de PANDEMIA de COVID-19 e vocês já podem ter imaginado o “estrago” que causou em empresas como a que visitei.  

Porque contei esta história?  

Porque assim como para empresas, a mesma questão: – Não pretendo ter ecommerce – aconteceu e vem ainda acontecendo para as pessoas? 

– Não gosto de redes sociais  

– Não preciso disto  

– Isto não é para mim  

– Isto é para influenciadores, blogueiros e um mundo de outras colocações  

Não olhar para o DIGITAL, não evoluir com a sua COMUNICAÇÃO PESSOAL para este universo, em alguns anos, será como se tornar um ANALFABETO FUNCIONAL.  

Analfabetos funcionais são indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas. 

No Brasil, conforme pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados declararam não ler livros por não conseguirem compreender seu conteúdo, embora sejam tecnicamente alfabetizados. 

“Segundo a Wikipedia, O analfabetismo funcional consiste em habilidades de leitura e escrita que são inadequadas” para gerenciar tarefas da vida diária e de emprego que exigem habilidades de leitura além de um nível básico”. Veja mais em https://en.wikipedia.org/wiki/Functional_illiteracy  

Precisamos entender o que este choque tremendo que a PANDEMIA DE COVID-19 nos trouxe e aprender de uma vez por todas que, se não quiser nos tornarmos ANALFABETOS FUNCIONAIS DIGITAIS, é preciso urgente acordar para esta nova realidade buscando novos caminhos e abraçando o digital como um aliado ao seu trabalho e não como algo que pode ser deixado de lado.  

O LINKEDIN COMO FERRAMENTA  

Do ponto de vista de comunicação digital voltada para os negócios, o LINKEDIN não só é a melhor como a maior rede social voltada exclusivamente para o profissional, independentemente de sua profissão.  

Se você quer ser CONTRATADO, se você quer CONTRATAR, se você quer APRENDER, se você quer EMPREENDER, se você quer vender, se você quer se COMUNICAR, se você quer CONHECER novas pessoas, GERAR CONTEÚDO… enfim… é um universo de possibilidades.  

Uma rede social rica de oportunidades para você se desenvolver, alavancar a sua carreira e alcançar novos patamares profissionais.  

Mas claro, como tudo, para que você obtenha resultado, terá que se dedicar, gerar um conteúdo adequado, saber se apresentar e buscar o conhecimento certo para você.  

Deixo aqui algumas dicas rápidas para te ajudar:  

  • Saiba o que deseja estando lá (novo emprego, networking, aprendizado…)  
  • Se apresente como faria se estivesse em frente da sua oportunidade  
  • Esteja disponível para as pessoas, contribua e coloque seus dados para localização (os que julgar adequado claro)  
  • Siga outras pessoas – o processo de modelagem é fundamental para crescer  
  • Crie uma rotina de uso da plataforma
  • Gere conteúdo próprio e que “você” gostaria de ler
  • Busque as pessoas certas
  • Valorize a sua individualidade  

Estas são algumas das dicas iniciais para dar o primeiro-passo e não cair na armadilha que o empresário que mencionei no início do texto, caiu. Sim, no meio da pandemia, muito tristemente li a notícia que a sua empresa estava entrando em recuperação judicial.  

Fica o alerta. 

Deivis Rogerio Tavares | CEO ISEND
Especialista em Comunicação e Marketing Digital, Inteligência Competitiva, Análise de Processos de Negócios e Gerenciamento?de Projetos. Graduado em Tecnologia de Sistemas e com mais de 20 anos de carreira, já implementou inúmeros projetos em?empresas como: HSBC, HP Brasil, GVT, entre outras. Atualmente a Intelly e seu produto iSend contam com clientes em todo o?território nacional, com rede própria e canais de vendas em 20 estados. Foi vencedor em duas oportunidades do prêmio Top de?Marketing ADVB-RS.