Processos e Procedimentos na Administração de Projetos de Embalagens

Dentro dos processos e procedimentos envolvidos em um projeto gráfico de embalagens, a escolha dos fornecedores é um dos pontos que devem ser cuidadosamente gerenciados, tanto pelo cliente quanto pela equipe de desenvolvimento. Cada parte tem seus critérios e prioridades, sempre com foco na obtenção do melhor resultado final.
Essa escolha começa ainda na estratégia mercadológica do cliente, na fase de planejamento de compras, que busca a racionalização de custos para tornar o produto mais competitivo no ponto de venda. No entanto, essa redução de custos deve sempre respeitar dois pilares fundamentais: a garantia de qualidade e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Uma vez definida a empresa responsável pela impressão das embalagens, é essencial a criação de um cronograma com prazos bem estabelecidos para cada etapa do projeto. Nesse momento, a interação técnica entre a equipe de design e o fornecedor deve ser máxima, pois o ritmo de evolução do mercado e o da formação acadêmica são distintos.
Um exemplo claro disso é a impressão em flexografia. Na década de 1980, esse sistema operava com apenas quatro cores, mas rapidamente evoluiu para seis, oito ou mais, alcançando excelente qualidade na definição de imagens em embalagens plásticas. Esse avanço trouxe exigências técnicas específicas para a adaptação e finalização das artes, algo que só se consolida com uma relação harmoniosa e com constante troca de informações entre os profissionais envolvidos.
Outros sistemas, como o offset (utilizado para impressão em papel), também passaram por significativas evoluções — especialmente nos acabamentos —, permitindo uma apresentação mais impactante no ponto de venda. No entanto, a verdadeira virada veio com o surgimento de equipamentos capazes de rodar pequenas tiragens. Isso abriu espaço para que pequenas empresas, com produção semi-industrial ou artesanal, entrassem na disputa pelo consumidor final com muito mais competitividade.
Além de todos esses avanços, novas abordagens têm ganhado força dentro dos projetos gráficos, como a sustentabilidade e a acessibilidade — temas que abordarei no próximo post.
Grato e coloco-me à disposição
At.
Antonio Borowsky
B/ Good Design
https://www.instagram.com/b_gooddesign/